11 de junho de 2010

Estudo - A Criação


O Deus da Criação

1.  Deus, ser infinito, eterno, auto - existente e a Causa Primaria de tudo que existe.  
Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, sim, de eternidade a eternidade, tu és Deus. Sl. 90:2
Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempre eterno. Amém. 1Tm 6:16
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Cl 1:16

2. Deus se revela ser pessoal que criou Adão e Eva " a sua imagem ", para que com Ele pudessem se comunicar e também com Ele ter comunhão de modo amoroso e pessoal.

disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.
E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. Gn 1:26-27

3.Deus também se revela um com um ser moral que criou tubo bom e, portanto, sem pecado.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto. 
Gn 1:31. Posto que Adão e Eva eram semelhança de Deus, eles também não tinham pecado ( ver Gn 1:26 ). O pecado entrou na existência humana quando Eva foi tentada pela serpente, ou Satánas.
Ora, a serpente era mais astuta que todas as alímarias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda a árvore do jardim? Gn 3:1


A Atividade da Criação

1. Deus criou tudo nos céus e na terra. ( ' criar ' hb ' bara ' )

No princípio criou Deus os céus e a terra. Gn 1:1
Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa nem se fatiga? É inescrutável o seu entendimento. Is 40:28
Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus, e os estendeu, e espraiou a terra, e a tudo quanto produz; que dá a respiração ao povo que nela está, e o espírito aos que andam nela. Is 42:5

Porque assim diz o SENHOR que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: Eu sou o SENHOR e não há outro. Is 45:18
Porque naqueles dias haverá uma aflição tal, qual nunca houve desde o princípio da criação, que Deus criou, até agora, nem jamais haverá. Mc 13:19

E demonstrar a todos qual seja a dispensação do mistério, que desde os séculos esteve oculto em Deus, que tudo criou por meio de Jesus Cristo. Ef 3:9
Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. Cl 1:16
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hb 1:2
E jurou por aquele que vive para todo o sempre, o qual criou o céu e o que nele há, e a terra e o que nela há, e o mar e o que nele há, que não haveria mais demora. Ap 10:6

2. Mundo vazio sem vida e coberto de trevas. O universo não tinha a forma ordenada que tem agora. O mundo estava vazio, sem nenhum ser vivente e destituído do mínimo vestígio de luz.

E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. Gn 1:16
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro. Gn 1:6-13
 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.


E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.
E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gn 1:20-28


3. O método que Deus usou na criação foi o poder da sua palavra. Repetidas vezes está declarado: " E disse DEUS..."

E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus. separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi. Gn 1:2-6-9-11-14-20-24-26




Deus falou e os céus e a terra passaram a existir, antes da palavra criadora de Deus, eles não existiam.

Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca.
Ele ajunta as águas do mar como num montão; põe os abismos em depósitos.
Tema toda a terra ao SENHOR; temam-no todos os moradores do mundo.
Porque falou, e foi feito; mandou, e logo apareceu.Sl 33:6-9

Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados. Sl 148:5
Também a minha mão fundou a terra, e a minha destra mediu os céus a palmos; eu os chamarei, e aparecerão juntos. Is 48:13
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. Rm 4:17
Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente. Hb 11:3

4. Toda a Trindade,  e não apenas o Pai, desempenhou sua parte na criação.

a) O próprio Filho é a Palavra ( "Verbo" )

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. 
Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo 1:1-3
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hb 1:2

b)Semelhantemente , o Espírito Santo desempenhou um papel ativo na obra da criação. Ele é descrito como "pairando" sobre a criação, preservando-a e preparando-a para as atividades criadoras adicionais de Deus, ( " Espírito " hb ruah )

Pela palavra do SENHOR foram feitos os céus, e todo o exército deles pelo espírito da sua boca. Sl 33:6
Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face da terra. Sl 104:30
O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do Todo-Poderoso me deu vida. 33:4

O Propósito e o Alvo da Criação

1. Deus criou o céus e a terra como manifestação da sua Glória, Majestade e Poder. Ao olharmos a totalidade do cosmos criado, desde a imensa expansão do universo, a beleza e a ordem da natureza, ficamos tomados de temor reverente ante a Majestade do Senhor Deus, nosso criador.

O SENHOR, Senhor nosso, quão admirável é o teu nome em toda a terra, pois puseste a tua glória sobre os céus! Sl 8:1
Os céus declaram a glória de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mãos. Sl 33:6

2. Deus criou os céus e a terra para receber a glória e a honra que são devidas. Todos os elementos da natureza, exemplo o sol e a lua, as árvores, a chuva e a neve, os rios e córregos, as colinas e as montanhas, os animais e as aves, rendem louvores ao Deus que os criou.
Quanto mais Deus deseja e espera receber glória e louvor dos seres humanos !

Brame o mar e a sua plenitude; o mundo, e os que nele habitam.
Os rios batam as palmas; regozijem-se também as montanhas. Sl 98:7-8

Louvai ao SENHOR. Louvai ao SENHOR desde os céus, louvai-o nas alturas.
Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos.
Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus.
Louvem o nome do SENHOR, pois mandou, e logo foram criados.
E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão.
Louvai ao SENHOR desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos;
Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra;
Montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros;
As feras e todos os gados, répteis e aves voadoras. Sl 148:1-10

Porque com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cântico diante de vós, e todas as árvores do campo baterão palmas. Is 55:12

3. Deus criou a terra para que seus propósitos e alvos para a humanidade fossem cumpridos.

a) Deus criou Adão e Eva, projetou como um ser trino e uno ( corpo, alma e espírito ) para espontâneamente adora-lo e servi-lo com fé, lealdade e gratidão.


b) Deus desejou tanto esse relacionamento que quando Satanás atentou Adão e Eva, Deus prometeu enviar um Salvador.

E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar. Gn 3:15E todos os do teu povo serão justos, para sempre herdarão a terra; serão renovos por mim plantados, obra das minhas mãos, para que eu seja glorificado. Is 60:21
O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;
A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
A ordenar acerca dos tristes de Sião que se lhes dê glória em vez de cinza, óleo de gozo em vez de tristeza, vestes de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantações do SENHOR, para que ele seja glorificado. Is 61:1-3

Nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
Com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós os que primeiro esperamos em Cristo. Ef 1:11-12

Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia. 1Pe 2:9

c) A culminação do propósito de DEUS na criação está em Apocalipse, onde João descreve o fim da história com estas palavras:


E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. Ap 21:3

Criação e Evolução

A evolução é o ponto de vista predominante, proposta pela comunidades cienfitica educacional do mundo atual, em se tratando da origem da vida e do universo. Quem crê de fato na Bíblia deve atentar para estas quatro observações a respeito da evolução.

1. A evolução é uma tentativa naturalista para explicar a origem e o desenvolvimento do universo. Tal intento começa com a pressuposição de que não existe nenhuma Criador pessoal e divino que criou e formou o mundo; pelo contrario , tudo veio a existir mediante uma seriede acontecimentos que decorreram por acaso, ao longo de bilhões de anos.

2. O ensino evolucionista não é realmente cientifico. Segundo o método cientifico, toda conclusão deve basear-se em evidências incontestáveis, oriundas de experiências que podem ser reproduzidas em qualquer laboratório. No entanto nenhuma experiência foi idealizada.

3. É inegável que alterações e melhoramentos ocorrem em várias espécies de seres viventes. Por exemplo: algumas variedades dentro de várias espécies estão se extinguindo; por outro lado, ocasionalmente vemos novas raças surgindo dentre algumas espécies.

4.Os crentes na Bíblia devem, também, rejeitar a teoria da chamada evolução teísta. Essa teoria aceita a maioria das conclusões da evolução naturalista; apenas acrescenta que DEUS deu início ao processo evolutivo. Essa teoria nega a revelação bíblica que atribui a DEUS um papel ativo na criação. Deus não é um supervisor indiferente, de um processo evolutivo; pelo contrário, é o Criador ativo de todas as coisas.

Porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por Ele e para Ele. Cl 1:16

Espero que este estudo faça com que você aprenda um pouco mais e tenha mais fé em nosso Criador, por que Ele tudo pode e tudo faz. Amém !

Um comentário:

  1. Parabéns pela iniciativa do blog. Que este espaço sirva sempre para glorificar a Deus e conclamar os homens a servi-lo.

    Aproveito para lhe convidar a conhecer o meu blog, onde vai encontrar artigos e videos cujo propósito é edificar vidas.

    Estarei lhe seguindo aqui, e ficaria muito alegre se você também nos seguisse lá.

    www.hermesfernandes.blogspot.com

    Te espero lá!

    ResponderExcluir