2 de junho de 2010

Blogagem cristã responsável: a glória de Deus


Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.1Co 10:31

Se manter um blog cristão não chega a ser um ministério, tampouco deveria ser mero passatempo. Também não deve ser um fim em si mesmo, deve sim atender a um objetivo que seja nobre a ponto de ser perseguido, e vericado se está sendo alcançado. E nenhum objetivo poderia ser maior do que este: buscar a glória de Deus.
Nas palavras de Paulo, "outra coisa qualquer" inclui"manter um blog", apesar de ser uma coisa moderna. Em se tratando de um blog que se proponha divulgar o evangelho, a glória de Deus não deve ser mais um objetivo, mas o principal e ao qual todos os outros devem estar subordinados. Se Deus não for glorificado pelo que escrevemos ou publicamos, é vão e pecaminoso tudo o mais.
Mas como isso se daria na prática? A começar com o título do blog, que deve honrar a Deus e não o homem. Alguns títulos de blogs chamam atenção para as qualidades de seu editor, e não para a verdade do evangelho ou para as perfeições de Deus. Não significa, de maneira alguma, que um blog com o nome do seu autor seja errado. Há excelentes blogs com nomes pessoais (vide meus "Blogs Amigos"), que quando acessamos, logo nos esquecemos do autor, pois a verdade expressa nos remete para Deus e Seu Cristo. Mas alguns nomes de blog, infelizmente, dão a clara impressão de que o autor é o último e o principal dos 13 apóstolos.
Mas o que realmente caracteriza um blog que glorifica a Deus é o conteúdo de suas mensagens. Se o que a Bíblia diz sobrepõe-se ao que o blogueiro pensa, se o evangelho é proclamado mais que o erro criticado, se a salvação é dita como exclusivamente em Cristo, pela graça mediante a fé no Deus vivo e verdadeiro e a obediência cristã é requerida por gratidão e amor e não por medo, então Deus é glorificado pelo tal. Por outro lado, se o autor do blog ocupa-se em destacar qualidades humanas - algumas fantasiosas - e a salvação é apresentada como dependendo de forma determinante de algo presente no ou realizado pelo homem e se a segurança dessa salvação está no crente que pode cair e não em Deus que o segura ou levanta, então no mínimo a glória do Senhor é obscurecida.
Finalmente, a glória do Senhor em um blog transparece no que se espera com ele. Se o que se pretende é apenas popularidade (grande número de visitas) ou tirar alguma vantagem financeira, não se pode dizer que a glória de Deus está em primeiro lugar. Por outro lado, um blog que "espanta" visitantes pela verdade que diz, e continua a dizer a mesma verdade, está glorificando ao Senhor.
Este post não é para criticar os blogs nos quais a glória de Deus não é priorizada. O que me inspirou foram blogs nem tão famosos, nem tão bem visitados ou comentados, mas que não mudam para agradar, não pensam em entreter para reter, mas seguem firmes proclamando o evangelho da glória de Deus. Na verdade, invejo admiro tais blogs e glorifico a Deus pelos seus editores, procurando copiar seu exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário